quarta-feira, 15 de abril de 2009

SEMINÁRIO DE CULTURA POPULAR NO VALE DO JEQUITINHONHA - ITAOBIM


Nos dias 27, 28 e 29 de março de 2009 aconteceu em Itaobim, MG o Seminário de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha, o qual foi organizado pelo Instituto Sociocultural Vale Mais Jequitinhonha com o intuito de fortalecer e organizar tão importante movimento popular, e principalmente, debater a respeito da realidade cultural da região e suas expectativas de transformação.Eu, Marileide Alves Pinheiro e Nina Almeida estávamos orgulhosamente representando Taiobeiras.
Estavam presentes neste evento representantes culturais de várias cidades da região e também artistas, produtores e agentes culturais de Montes Claros, Belo Horizonte, São Paulo, inclusive estudantes da Argentina. Foi um verdadeiro intercâmbio cultural e de bons momentos para a integração da nossa cultura.
O Vale do Jequitinhonha, região de maior expressão cultural do estado de Minas Gerais, agrega em suas manifestações uma gama enorme e diversificada no âmbito da cultura popular. São congados, folias de reis, catopês, bois de janeiro, marujadas, sem contar o rico artesanato produzido por seus artesãos, a música, a literatura e o teatro.
A mesa redonda intitulada “Mestres do Jequitinhonha” teve início com a fala da mestra bonequeira e uma das expressões mais importantes na arte da cerâmica, a artesã mundialmente conhecida, Dona Isabel, de Santana do Araçuaí. A mestra falou da sua experiência com o barro, da sua infância e da sua arte.
Frei Chico, fundador do Coral Trovadores do Vale, escritor, pesquisador, falou sobre a importância da cultura popular do Jequitinhonha. A mediação da mesa foi feita por Guilardo Veloso, fotógrafo e produtor cultural.
Alice Braga, da Faop - Fundação de Arte de Ouro Preto fez uma explanação a respeito do projeto Resgate Cultural no Jequitinhonha, enfocando a arte de ofícios em quatro cidades do vale : Araçuaí, Itinga, Jequitinhonha e Itaobim.
Tadeu Martins, poeta, cordelista, versou sobre a história do vale a partir da fundação do jornal Geraes e da realização do primeiro Festivale, durante a ditadura militar no Brasil.
No domingo os trabalhos foram abertos com um grande forró capitaneado por Balim da Sanfona, sanfoneiro de Itaobim. Após a festa de confraternização a mesa composta por Andréia Duarte, Lourival Brito, Maria de Loudes Amorim e o ditetor do Instituto Valemais, Vilmar oliveira, teve o objetivo de apresentar os resultados dos cursos de formação cultural realizados nas cidades de Turmalina, Jequitinhonha e Araçuaí. Os cursos de formação levaram informações de como escrever projetos culturais através das leis de incentivo à cultura, para centenas de pessoas do alto, do baixo e do médio Jequitinhonha.
O seminário terminou com a formação de grupos de pessoas interessadas em implementar projetos de divulgação da cultura do vale.
Durante o seminário foi lançada a revista Nosso Canto Vale Mais Jequitinhonha, acompanhada de um cd com músicas de artistas da região. As revistas foram distribuídas para as rádios e bibliotecas públicas do vale, como fonte de pesquisa.



Marileide Alves Pinheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário